sábado, 17 de novembro de 2012

Euro-chip, uma revolução no Radio Digital? Ou o mesmo do mesmo?


A União Européia de Radiodifusão, EBU, lançou este mês de novembro uma  campanha para a implementação no do  Euro-chip a ser embarcado nos novos receptores de rádio digital, assim como,  nos celulares que segundo a associação, dará um novo impeto a projeto das emissões e recepções sonoras digitais.
(Google images)

Euro-Chip integrará os principais standards tais como  os digitais (DAB/DAB+/DMB) e o  analógico (FM),convertendo-os num único e universal receptor cria
ndo um cenário interoperável e, de acordo com a EBU,  gerando importantes benefícios para os radiodifusores, industria e radio-ouvintes. 
Proprietários de qualquer dispositivo que contenha o Euro-Chip – incluindo smartphones e tablets– podem desfrutar de um recepção a custo zero de suas emissoras favoritas de rádio, mesmo quando cruzarem as fronteiras nacionais ou mesmo quando passarem da recepção do sinal analógico para o digital. 
A expectativa é a de que com esta inovação, os jovens passem a se interessar mais vivamente pelas transmissões das emissoras de rádio digital; As pesquisas realizadas pela EBU confirmaram que é o aparelho, ou terminal de recepção que importa e não especificamente o sistema de entrega que decide o que querem utilizar as pessoas.  
Parece lógico e óbvio, mas, por vezes, como nas discussões como estando ora vivenciando no Brasil, parece não ser, com as disputas em curso pela adoção de padrões específicos
A EBU discute algumas ações que justificariam  a massificação deste Euro-chip:
Eficiente uso de em sistemas de rede.  Euro-Chip facilita o trafego nas redes de telefonia móvel enquanto otimiza o uso das alocações de espectro radioelétrico para o rádio digital e analógico 
A audição custo zero.  Nos celulares, Euro-Chip permite que os ouvintes recebam os serviços de radiodifusão em qualquer parte sempre incremento de custos. Ou seja, os ouvintes não terão que pagar pela recepção radiodifundida.   
O Euro-Chip, deve criar um mercado europeu amigável para os dispositivos  pois permite atualizações e é interoperável, conversando com todos os sistemas de rádio digital existentes na Europa.permitindo a recepção de rádio em, dezenas de países do continente e apresenta um forte potencial para o desenvolvimento de serviços adicionais: que permitirá a crescimento de novos modelos de negócio e oportunidades criativas com a introdução dos processos de interatividade
As novidades não param se acontecer. Imagino que a Comissão que estuda o caminho para adoção de um sistema de rádio digital para o País ainda tem tempo para considerar também esta solução que foi apresentada pela EBU. 
Até para saber se esta inovação não é o mesmo do mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário