quarta-feira, 19 de abril de 2017

Seja Digital quer conversor da TV Digital para Banda Larga.

E mais uma máscara caiu. Não que seja algum crime ou qualquer contravenção. Não, não foi. Mas agora fica tudo claro para sociedade que o óbvio interesse da empresa criada para coordenação  e distribuição dos instrumentos para a migração da TV Digital, a Seja Digital, antes conhecida como EAD, não era especificamente a própria TVDigital. Claro. As controladoras da Seja Digital sao empresas que exploram os serviços públicos e privados de telefonia e, neste caso especifico, os servicos moveis. Nomes aos bois: Claro, Telefonica, Tim e Algar.
A nossa expectativa ao tempo que convivemos no GIRED era de que os setores de telecomunicações e de radiodifusão pudesem envidar esforços para conduzir uma politica de modelos convergentes entre celulares e TV Digital. Mas o que.
Nao apenas houve boicote ostensivo a qualquer inovação apresentada para ser oferecida a sociedade atraves da TV Digital como a interatividade gratuita, modelos de Vídeos por demanda tambem gratuito etc.
Agora vemos nas emissoras de TV a propaganda da Seja Digital anunciando o exito da migração da TV Digital em cidades com o Brasilia e São Paulo. Estendemos nossos parabens aos orgmanizadores.
Mas o que não  da para entender ( ou dá, não é?) é que nestes comerciais televisivos existam uma locucao com uma texto dizendo: e vem ai tambem o serviço de Banda Larga Movel. Incrivel.
Fica esclarecida de uma vez por todas que a Seja Digital tem como objetivo utilizar as caixas conversora entregues as familias de baixa renda por ocasião da migracao da TV Digital, como vem acontecendo. Essas caixas tem dispositivos para conexao de terminais de banda larga, uma caixa
hibrida que serve como instrumento convergente entre servicos de Internet de alta velocidade e a TV Digital.
Essa é a razão de terem aberto todos os canhões, fuzis, baionetas para o corpo a corpo para insisterem em matar o projeto de interatividade gratuito  através do middleware Ginga pela TV Digital.
 Mas nao co seguiram que ela nao estivesse  nas caixinhas compradas e distribuisas. Essa foi a vitoria dos que apoiaram as ideias do Engenheiro e Professor Luis Fernando Soares, criador do Ginga e da linguagem de programação NCL.  A interatividade esta la, nas caixinhas pronta para ser usada. Quem se habilita a fazer as transmissoes? As emissoras comerciais estiveram ao lado das Teles, imaginem. Buscando entre seus adversarios de mercado, inspiracao contra a interatividade na TV Digital por ser gratuita e disruptiva. Cabe as emissoras publicas  este serviço nobre de levar o mundo dos aplicativos e videos interativos aos brasileiros sem Internet Banda Larga domiciliar. pela TV Digital e de vraça.
Mas a Seja Digital quer favorecer somente seus negocios ou  a de seus controladores telefônicos em detrimento de novas soluções tecnologica, como o uso do Ginga, pois o middleware  totalmente brasileiro, aceito em 16 paises que adotaram o sistema nipo- brasileiro apenas por estsr fora de sua escera de interesses.
Lembro do ex-ministro Sergio Motta dizendo que nascia a seu tempo, uma era de competiçao livre entre os atores do setor de telecomunicações.
Competição livre. Mas um exercicio de retorica usado livremente a exemplo de tantos discursos que pregam o progresso e o desenvolvimento, mas na verdade, usam estes artificios para abocanhar    O as fatias de mercado, mesmo as que tem  pouquíssimo ou nenhum dinheiro para viver,.
As empresas nao existem para fazer benemerência, ja ouvi. Mas num mundial mais justo deveriam ter a famossa responsabilidade social e devolver parte da riqueza adquirida com sua competencia e investimentos aos que necessitam de oportunidades para viver de seu trabalho com dignidade e, quem sabe, ter recursos para comprar os servicos oferecidos pela empresas que hoje os excluem.
Tvs Publicas apoiem e se preparem para trnasmitir a Interatividade. As caixinha estao ai para receber suas transmissoes. Nao percam tempo pois este serviço gratuito sera substituido por um serviço de.. banda  larga movel como estao anunciando.
 E de baixa qualidade, alguem tem alguma divida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário