quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Despedida do Gired

Eu gostaria de dizer a todos amigos, conhecidos, seguidores deste espaço, que meus dias de Gired terminaram. Enviei hoje 11/01/2017, carta a ABEPEC neste sentido

"A Abepec
Senhores Associados
Venho, por meio desta, apresentar renuncia a minha representação da ABEPEC junto
ao Gired por motivos estritamente particulares. Antes de tudo agradeço a oportunidade a mim conferida por este colegiado ao qual sempre procurei honrar com presença assídua e participativa às reuniões.
Lembro que esta manifestação de ordem pessoal deve ser informada pela Secretaria Geral ao Presidente do Gired, sr. Juarez Quadros do Nascimento juntamente com a indicação do nome do novo representante da ABEPEC para as devidas providências regimentais.
Atenciosamente,
Andre Barbosa Filho"

Inclusive já fui avisado que preparavam esta mudança por um conselheiro titular que disse ter se reunido com a EBC e acertado esta ação.
O fato é que isso não deveria ser surpresa.
Apesar de não ter participado de reuniões de cunho político nos oito anos em que trabalhei na Casa Civil da Presidência da República (minha atuação se deu no campo da comunicação de massa e telecomunicações ) durante os governos do Presidente Lula e Presidenta Dilma, participei desde o
início da discussão dos destinos da TV Digital quando da criação do Conselho Gestor em 2003. Estive em suas reuniões e em 2005 participei pela Casa Civil do grupo executivo de apoio à decisão do sistema a ser adotado no Brasil. Recebemos, europeus, estadunidenses e japoneses. Sugerimos políticas, abordagens econômicas e adesão a inovações tecnológicas como a do Ginga, mais tarde reconhecido com padrão  internacional de middleware pela UIT.
Aprendi na fonte com grandes mestres do tema, como Prof. Ricardo Benetton do CPqD. Prof. Luís Fernando Soares, da PUC-RJ, Prof. Guido Lemos  da Universidade da Paraíba, e com tantos outros que puderam me auxiliar na compreensão deste mundo digital, seja pela imersão nas RFPs na montagem dos consórcios de Universidade, Centros de Pesquisa e empresas, seja nas decisões de governo.
Em 2006 fomos ao Japão com a incumbencia de negociar e Informar  as autoridades brasileiras sobre a conveniência da adoção do sistema japonês
O Embaixador Antonino, hoje em Bruxelas, foi outro verdadeiro professor na arte da negociação. Estivemos juntos, ele e eu na discussão dos termos finais do acordo que resultou na adoção do Sistema de modulação japonesa de TVDigital, ISDB-T.
Esta experiência deu ensejo a que pudessemos participar frontalmente do projeto de divulgação do sistema nipo-Brasileiro ( o decreto 5820/06 adotou o sistema com os inovações brasileiras ) em todos os paises da America Latina, Asia e Africa que resultou num estrondoso sucesso com a adesão de
19 paises.
Nao posso deixar de registrar minha atuação junto ao processo de implantação da interatividade com Ginga não apenas nos testes de campo e João Pessoa e no DF, como também, na metodologia de construção dos formatos de aplicativos interativos, logística de distribuição de conversores e capacitação do público receptor.
Os resultados auspiciosos do uso do controle remoto pela população de baixa renda naquelas localidades e o uso concreto de aplicativos e videos sobre saúde, empregos, bolsa-familia, etc nos rendeu o apoio do Banco Mundial. A participação desta prestigiosa instituição auxiliou no convencimento das autoridades federais a incluir as especificações do Ginga nas caixas conversoras de sinal digital a serem distribuidas ao publico dos programas federais de apoio a população carente cobertos pelo Cadastro Unico.
Vencemos esta batalha.
12 milhoes de caixinhas serão entregues a este mesmo numero de famílias ate 2018.
Espero que nada interfira nesta ação consolidada e que o acesso a políticas públicas através da TV Digital de modo gratuito seja em breve uma realidade.
Agradeço a todos pelo apoio. Foi uma linda experiência de cidadania, de civismo com o uso de tecnologia genuinamente brasileira.
Me despeço deste projeto com a certeza do dever cumprido. Novamente agradeço a ABEPEC pelo apoio
Nos veremos adiante, em outras paragens, outros cenários, outras ideias
.
Andre Barbosa Filho


Um comentário: