terça-feira, 28 de abril de 2015

Entidades reforçam luta pela interatividade na TV digital

Entidades reforçam luta pela interatividade na TV digital

A batalha pela democratização e acesso à comunicação no Brasil envolve diversas entidades e agentes sociais, esse mesmo movimento tem encabeçado mais uma luta: a do acesso à TV digital interativa. Em 2016 o Brasil começará o apagão analógico nas cidades de mais de 1 milhão de habitantes, os que não tiverem caixa de conversão para o sistema ou um aparelho mais moderno de TV, não terão acesso à tecnologia.


 
 

No próximo dia 29 de abril, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), será definido o tipo de caixa conversora que serão doadas para as 14 milhões de famílias do Programa Bolsa Família (algo em torno de 60 milhões de pessoas) e também aquelas que chegarão ao mercado para os demais brasileiros. O objetivo é que o acesso a interatividade seja reconhecido e garantido, defedem as entidades.

De acordo com informações da Anatel, os telespectadores brasileiros devem ficar atentos ao calendário que estabelece o fim gradativo das transmissões analógicas da TV aberta. Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital e, possivelmente, uma antena apropriada, preferencialmente externa, até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção da TV Digital.

Defesa da interatividade

Pensando nisso, a academia e os movimentos sociais impulsionam onda para barrar o modelo defendido pelas empresas de radiodifusão - Abert, Globo, Band, - e de telefonia móvel - que ganharam o edital dos 700 mhz - querem que seja uma caixinha simples, que apenas melhore o som e a imagem.

A pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasilia (UCB), Cosette Castro disse ao Vermelhoque tanto a academia como os movimentos sociais defendem que a caixa de conversão do sistema analógico pra a TV digital tenha interatividade. Ele lembra que hoje "110 milhões de brasileiros que não têm acesso a internet necessitam do nosso apoio. Se ficarmos de braços cruzados, esses brasileiros de baixa renda vão seguir sendo social e digitalmente excluídos".

O que você precisa saber para entender e apoiar:

1. A interatividade/Ginga é um projeto dos prof. Fernando Gomes, PUC-RJ, e Guido Lemos, da UFPB, desenvolvido em código aberto, que possibilita o diálogo com as empresas de TV abertas a partir do controle remoto que todos temos em casa. Isso significa o fim da passividade na TV aberta.
A interatividade é grátis e fácil de usar, mas quando as empresas de radiodifusão falam da TV digital só divulgam a melhora de som e imagem, pois já ganham bastante dinheiro no mercado como está.

2. Esse modelo de TV digital interativa (TVDi) permite que as pessoas que não têm acesso a internet - 56% da população - ou seja, 110 milhões de brasileiros, possam aproveitar serviços públicos na TV que possuem em casa usando a caixa de conversão pro sistema de TVDi.

3. Como 98% dos brasileiros têm ao menos 01 aparelho de TV em casa, é possível promover a inclusão social e digital, sem ter de esperar a universalização da internet. São projetos paralelos, onde a TV digital aberta a interativa ajuda a população de baixa renda.

4. O modelo brasileiro de TV digital aberta com interatividade foi considerado o melhor do mundo pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), e 17 países adotaram o mesmo modelo. 
Ou seja, o Brasil é referência no mundo, mas os brasileiros não sabem disso e nem conhecem o recurso da interatividade.

5. A interatividade permite o uso da multiprogramação nas TVs públicas . Isto é, a partir de um mesmo canal digital original podem ser criados pelo menos 04 subcanais (canal 1, canal 2, canal 3, canal 4). Você já imaginou ter um canal de noticias 24h, um canal de esportes, um canal de cinema nacional e latino-americano e um canal infantil totalmente gratuito na TV digital aberta?

6. Mais canais significa mais programação, mais diversidade e mais empregos na área de Comunicação.

7. Você defende a democratização dos meios de comunicação? Então ajude a estimular a criação de novos canais com interatividade nas TVs públicas.

8.A caixa de conversão do modelo analógico para o digital com interatividade custa apenas 4 dólares a mais que a caixa de conversão comum. 
Por que será que os representantes das empresas de Radio e TV e das empresas de telefonia móvel são contra a interatividade??

9. Você sabia que a presidenta Cristina Kirchner, da Argentina, que comprou briga com o Grupo Clarín pra democratizar a comunicação naquele país, apoiou a TV digital pública e criou 08 novos canais abertos e gratuitos? Além disso, criou 09 centros de pesquisa e produção de conteúdos audiovisuais interativos descentralizados, para estimular os conteúdos regionalizados?
A Argentina é um dos 17 países que usam o modelo de TV digital brasileiro com interatividade. Como diz o ditado popular, em casa de ferreiro, espeto de pau...)

Apoio à campanha:

Esta é uma campanha do campo progressista. Apoie a interatividade nas caixas de conversão e promova a inclusão social e digital
#InteratividadeSim
#InteratividadenasTVsPublicas
#cidadania digital

- Poste fotos com cartazes de apoio a campanha
- Faça videos curtos (15 segundos pro Instagram e até 1'30" pro Facebook
- Comente e defenda a interatividade no Twitter, FB, Instagram, jornais e revistas on line
- Mande mails pros políticos do seu estado
- Escreva artigos e peça apoios para blogueiros 
- Multiplique os videos da campanha
- Peça para os deputados e senadores se manifestarem no plenário
- mande mails para o Ministro Berzoini das Comunicações, pra presidenta Dilma apoiando a interatividade nas caixas de conversão

Entidades que assinam a ação

Comunidade Ginga
Projeto Brasil 4D/EBC
OLAICD/UCB
Frenavatec
Cfemea
Nação Hip Hop Brasil
Barão do Itararé

Do Portal Vermelho
Joanne Mota, com informações das agências


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