domingo, 4 de maio de 2014

Propostas sobre a licitacao da faixa de 700Mhz ja estao valendo

A Anatel passou a receber, a partir das 14h de 02/05/2014, contribuições da sociedade para duas consultas públicas com vistas à licitação da faixa de 700 MHz. 

Qualquer pessoa poderá encaminhar sugestões às propostas da Agência pela internet, por meio do Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública. A Anatel também disponibilizará em seu portal os resultados dos testes de convivência entre a TV digital e os serviços de telecomunicações na faixa de 700 MHz.

 Os avisos de abertura da consulta pública foram publicados em 02/05/2014 no Diário Oficial da União. O objetivo da licitação, prevista para o mês de agosto, é ampliar a infraestrutura de telecomunicações do País. 

Com a utilização da faixa de 700 MHz, será adotado no Brasil o mesmo padrão de quarta geração do serviço móvel adotado em outros países, como os Estados Unidos. Haverá possibilidade de levar a telefonia móvel e a internet em banda larga inclusive às áreas rurais a um custo operacional mais baixo, uma vez que essa faixa é ideal para a cobertura de grandes distâncias. 

Atualmente, o 4G no Brasil funciona na radiofrequência de 2,5 Gigahertz (GHz), a mesma faixa utilizada em 27 países da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Foram colocadas em consulta pública, por 30 dias, a contar de 02/05/2014, as propostas de edital de licitação para autorização de uso de  radiofrequências na faixa de 700 MHz, associada à autorização para prestação do Serviço Móvel Pessoal, e de Regulamento sobre condições de convivência entre o serviço de radiodifusão de sons e imagens do Sistema Brasileiro de Televisão Digital e os serviços telecomunicações na faixa de 698 MHz a 806 MHz.

 Os valores dos lotes em licitação estarão disponíveis somente na versão final do edital.

Há previsão de três audiências públicas em Brasília, em datas a serem oportunamente divulgadas. Por meio das consultas e das audiências, a Anatel pretende reunir sugestões e comentários dos diversos setores para aperfeiçoar as duas propostas. Qualquer pessoa poderá encaminhar sugestões e participar das audiências. Todas as contribuições serão analisadas e respondidas pela Agência. 

Durante o período de realização das consultas públicas, será mantida a estrutura empregada para os experimentos em Pirenópolis (GO), que estará à disposição dos interessados. Os testes indicam que a convivência entre os serviços nesta faixa é plenamente possível. Porem testes realizados pelo Instituto Mackenzie de Sao Paulo, chegaram a conclusoes distintas nas quais havera sim interferencias

 A proposta da Anatel prevê que caberá aos vencedores da licitação arcar com os custos de medidas necessárias para a superação de eventuais interferências prejudiciais, bem como com os gastos decorrentes da redistribuição dos canais de TV e RTV (retransmissoras), de modo a garantir a desocupação da faixa.
  
Para a gestão dos recursos de ressarcimento e para a operacionalização dos processos de digitalização da TV e solução de eventuais interferências prejudiciais junto aos usuários, está sendo prevista a contratação de entidade específica, a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV - EAD. 

Como sera a relacao desta empresa com as instituicoes? Fruto de processo licitatorio, sera criada uma SPE para tanto? Seus termos ainda estao obscuros.

Dentre suas atribuições encontram-se tanto a aquisição de instalação de equipamentos de radiodifusão que garantam condições técnicas de cobertura, capacidade e qualidade semelhantes às dos equipamentos de radiodifusão já utilizados, quanto a adoção de medidas de massificação da TV Digital e da solução de eventuais interferências prejudiciais junto aos usuários, incluindo suporte por meio de central de atendimento telefônico, entre outras medidas. 

Está prevista a aquisição e distribuição de equipamentos para as famílias listadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.  

Segue lista com os ganhos resultantes do processo licitatório para os usuários:

  • Melhor qualidade de recepção do sinal de TV Digital com garantia de que não haja qualquer interferência prejudicial;
  • Apoio no processo de migração para TV Digital;
  • Medidas de atenção para massificação de TV Digital que incluem a distribuição de equipamentos relacionados à TV Digital para famílias listadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, especialmente para aquelas cadastradas no Programa Bolsa Família;
  • Transformação do aparelho de televisão digital em plataforma multimídia;
  • Atendimento com telefonia móvel de alto padrão em áreas rurais e remotas;
  • Antecipação do cumprimento de metas de abrangência constantes do Edital 2,5 GHz;
  • Reflexos positivos nos preços dos serviços de telecomunicações decorrentes da otimização de infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário