segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Interatividade na TV Digital nos celulares e TVs moveis pode nao acontecer.

Interatividade sob risco


O grande exito da modulacao ISDB-T/COFDM no que se refere a segmentacao adotada pelo Japao e acompanhada por 16 paises em todo o mundo, destaca-se, entre as facilidades de transmissao de programacoes que compartilham uma banda de espectro, a oferta do segmento que serve diretamente aos receptores moveis e portateis, conhecido como One Seg.

O Brasil vem discutindo a adocao de politicas que privilegiem, atraves da instituicao de programas produtivos basicos, o incentivo a fabricacao de celulares e televisores portateis que contenham um sintonizador de canais apropriado para o sistema ISDB-T.

No Japao e na Coreia o uso massivo da transmissao de sinais de TV digital pelos cidadaos destes paises asiaticos, estabelece um mercado que abre perspectivas promissoras para radiodifusores, empresas de telefonia e setor publicitario. As lojas deixaram recentemente de vender aparelhos com tecnologia mais antiga. São encontrados agora apenas os de terceira geração.

Mais de 90% dos aparelhos dos usuários dos dois países já são de terceira geração de celulares. No Brasil, essa proporção ainda é inferior a 5%. Serviços como acesso à internet correspondem a 33% do faturamento das operadoras de telefonia móvel

Mais da metade dos usuários assiste à TV digital regularmente pelo aparelho celular nestes paises orientais. E isto mostra o quao importante e esta discussao para o futuro da TV Digital no Brasil onde ja existem um total de 273,6 milhões de celulares em marco de 2014.

Reunioes organizadas pelo Governo Federal estao em curso nesta semana onde serao discutidas as obrigacoes da industrias de fabricantes de celulares e dispositivos moveis,  especificamente o numero de equipamentos que serao compulsoriamente montados em 2015. Parece que o consenso fala em 15% dos celulares. E no ano seguinte um numero maior que tem um teto de 40%.

Nao sera facil convercer as manufaturas a ceitar esta progressao. Mas convenhamos que, neste ponto, o governo deve impor, com bom senso, um numero que incentive o uso da TV Digital aberta, gratuita no celular como ja demonstramos acontecer em outros paises. 

Outro ponto, entretanto, vem a preocupar todos os que apoiam o desenvolvimentos de ambientes interativos na TV Digital em todas as telas. A inclusao ou nao do middleware Ginga nestas especificacoes em pauta para os celulares e moveis. A nao insercao do Ginga significa que qualquer esforco de um programa de interatividade para dispositivos fixos pode nao ser acompanhada nas transmissoes One-Seg.

Esperamos que isto nao venha a ocorrer. Servicos publicos que porventura venham ser oferecidos, dentro do ambito do Ginga, com configuracao audiovisual + HTML num ambito nacional pela TV Digital gratuita e aberta, nao serao acessiveis nestes equipamentos moveis e portateis.  

Ainda e tempo de estabelecer estas pontes que permitam o convivio de um nova TV Digital interativa num ambiente convergente onde todos ganharao, radiodifusores, empresas de telefonia com a adocao do canal de retorno em tecnologia 3G, as instituicoes governamentais com a entrega pela TV aberta de seus servicos e , obviamente, o publico em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário