sábado, 22 de março de 2014

A DATA DO LEILAO DOS 700MHZ SE APROXIMA. QUEM DA MAIS?

O LEILAO DOS 7OOMHZ SE APROXIMA. QUAIS SERAO AS CONDICOES?

Estamos nos aproximando da data de realizacao do leilao da faixa de 700Mhz do espectro radioletrico. O momento e de encontrar, por parte dos responsaveis pelo edital do chamamento publico e que deve ocorrer em meados de abril proximo,  um encaminhamento que seja plausivel tanto para operadoras, industria e radiodifusao.

A discussao gira em torno das contrapartidas a serem exigidas dos interessados em comprar as bandas a serem disponibilizadas. Essas contrapartidas devem ser pautadas pelos recursos pecuniarios oferecidos pelo setor de Telecom injetados diretamente no Tesouro, como tambem, a "indenizacao" a ser oferecida as empresas de televisao, afastadas por este pleito, das faixas que anteriormente ocupavam.

A abordagem destes temas exige cuidado e reflexao. As operadoras dos servicos de telefonia movel tem muitas restricoes de investimento; de fato, gostariam de adiar o leilao, empurrando as obrigacoes de investimento para, pelo menos, mais um ano. 

Mas a decisao ja esta tomada. Allea jacta est!

Algumas das propostas sendo discutidas no nucleo responsavel por toda esta importante dizem respeito diretamente aos intessesses de outro grupo decisorio que deve oferecer caminhos para a formulacao do proclama de chamada a sociedade e que foi demandado para subsidiar a questao da migracao analogico-digital da TV. 

Falo das questoes referentes ao conversor digital para publucos de baixa renda e da implantacao de politica especifica para a fabricacao de celulares com a facilidade de sintonia dos sinais de TV DigitalAberta e Gratuita pelo sistema One-seg, parte da estrutura da modulacao do sistema japones ISDB-T.

Exito absoluto em paises como Japao e Coreia, com aceitacao publica de mais 80%, A TV aberta no celular, ao contrario do que preconizam alguns executivos do detor de Telecom, nao prejudicou o uso concomitante dos servicos de telecomunicacoes oferecidos pelos dispositivos moveis e portateis. 

Primeiro,  porque se ocorrer uma chamada de voz ou de dados provenientes do uso das rede de telecom, esta tem o privilegio do primeiro plano na tela dos aparelhos de recepcao, interrompendo circunstancialmente, qualquer transmissado pelo ar. Isto garante o billing, ou bilhatagem dos servicos de rede utilizados. 

Depois, se atentarmos para o fato que a disputa de audiencia muito acirrada entre plataformas digitais distintas, o fato do uso constante dos dispositivos celulares, garante que o individuo nao estara usando outro servico digital. E isto nao e mero detalhe.

Quanto ao uso de protocolos de middleware, o que esta sendo oferecido e o NCL linguagem desenvolvida pela PUC-Rio e que tornou-se a primeira recomerndacao genuinamente brasileira da UIT- Uniao Internacional das Telecomunicacoes.

Ja os conversores de sinal digital de TV, as famosas caixinhas, no nosso entender, devem conter  uma configuracao que permita o uso de aplicativos residentes HTML+Audiovisual, possibilitando o uso da Interatividade Plena para a disseminacao dos servicos de governo , em qualquer nivel, como comprova o projeto Brasil 4D, desenvolvido sob coordenacao da EBC, Empresa Brasil de comunicacao.

Vamos acompanhar atentamente o desenrolar dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário