segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SET discute testes da TV Digital e 4G


Reuniao da SET discutiu testes de interferencia 4G e TV Digital

A reuniao da Sociedade de Engenharia de Televisao - SET - neste sabado, dia 22 de fevereiro, foi bastante animada.

Entre os temas na feira de agosto, cujos preparativos sao mais que animadores, o informe da Set Expo 2014 demonstrou que o evento vai conquistando parcerias, nacionais e internacionais. O sucesso sera ainda maior do que o das edicoes anteriores, desta vez, a ser realizado no Center Norte, em SP.

Outro informe importante diz respeito a participacao tradicional da SET no evento Sete e Meia da NAB  em Las Vegas, EUA, entre 04 a 11 de abril de 2014, que arrebata a cada ano, mais e mais visitantes brasileiros e estrangeiros para os tema relevantes do setor de radiodifusao e convergencia tecnologica no Brasil.

Este ano teremos, com o apoio da APEX e Sindivel, parceiros da NAB, uma conferencia de imprensa com a estruturacao de uma mesa de discussao do projeto de TV Digital Interativa Brasil 4D, como evento oficial da NAB. A data provavel e 08 de fevereiro. Se for a Las Vegas este ano, nao deixe de comparecer.

Mas a questao mais polemica foi mesmo os testes de interferencia entre o sistema de telefonia movel 4G e a TV Digital. Estas provas de campo, realizadas em Pirinopolis, GO e em laboratorio em Santa Rita do Sapucai , MG. tem tido problemas. No dia 14 de fevereiro a SET divulgou os testes realizados pelo Instituto Mackenzie. Vejam a declaracao:

Uma pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com a SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) divulgada essa semana comprovou o acontecimento de interferências mútuas entre o 4G e a TV digital no Brasil.
Os testes levaram 14 meses para serem finalizados e seus resultados comprovam que a implantação do 4G na faixa de 700 MHz no Brasil poderá atingir mais de 100 milhões de aparelhos de TV no país.
A interferência do LTE (Long Term Evolution) na TV digital pode levar ao completo bloqueio do sinal, o que deixaria a tela completamente preta. Os testes também comprovaram que o sinal da TV interrompe o sinal dos aparelhos celulares e vice-versa.
Isso tornaria impossível a utilização de ambos os equipamentos quando próximos. Em alguns casos, os problemas podem se agravar a ponto de inutilizar o aparelho celular. A preocupação se deve a resoluções recentes da Anatel, que propõem condições de uso compartilhado da faixa de 700 MHz para serviços 4G, o padrão de comunicação móvel LTE e os canais de TV digital no Brasil.
O responsável pela pesquisa foi Gunnar Bedicks, Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, Bedicks é professor e Pesquisador Chefe do Laboratório de TV Digital da Universidade Mackenzie.

Segunda a revista Teletime, esta sexta-feira, 21, era o último dia do prazo para que os testes de campo em Pirenópolis para avaliar a convivência entre a TV digital e o 4G na faixa de 700 MHz fossem concluídos. Apesar de todo o esforço para que o cronograma fosse cumprido, não foi possível realizar todas as medições e a Anatel deverá alongar o período de testes.

Pirinopolis

Foram diversos contratempos que impediram que os testes ocorressem no prazo. Mas os atrasos começaram ainda na fase de configuração dos equipamentos, chamada de pré-teste. Esse período deveria ter durado até dezembro, mas consumiu todo o mês de janeiro e um bom pedaço de fevereiro. Segundo apurou este noticiário, apenas na última semana os testes ganharam um bom ritmo.
Houve dificuldades na configuração da estação radiobase (ERB) LTE da Huawei e até agora não foi possível fazer as medições de interferência considerando o funcionamento da estação a plena carga. Segundo relatos de pessoas que acompanham os testes, o equipamento não segura mais de 1 minuto com carga máxima (máxima potência com a taxa máxima de transmissão de dados). Outros fabricantes poderiam ter participado do teste, mas seria necessário importar os equipamentos, o que tomaria tempo e envolveria custos. Só a Huawei tinha equipamentos no Brasil, mas não tinha engenheiros familiarizados com ele disponíveis.
Afora os atrasos com a configuração dos equipamentos, a Qualcomm teve problemas com a importação dos terminais e CPEs que serão usados. Estes ficaram retidos na alfândega e chegaram a Pirenopólis apenas na semana passada.

A Oi teve problema com a fibra ótica que chega à cidade, que se rompeu. Além disso, um raio derrubou o sinal de 2G, 3G e o de 4G para o teste. “Só aí foram dois dias mortos”, diz uma fonte.
O resultado é que ainda não foram concluídas todas as medições e, por isso, a Anatel deverá prorrogar os testes. Por ora, a situação até aqui é de apreensão para os dois setores, mas ninguém tem pressa. A indústria de telecomunicações quer que seja avaliada também a interferência da TV digital no LTE em 700 MHz, até para ter segurança de quanto vai ser pago. E a radiodifusão preferiria que também fosse analisada a interferência com a estação LTE em carga máxima.

Santa Rita do Sapucaí

Como se sabe, foi em função desses atrasos que se optou por realizar todas as medições em campo apenas em Pirenópolis. Em Santa Rita do Sapucaí aconteceram os testes de laboratório nas dependências do Inatel, que terminaram nesta sexta, 21. Agora se inicia a fase de análise e interpretação das medições para a produção do relatório final.

Por ultimo

Depoimentos sobre o SWITCH OFF da TV Analogica no Brasil falam da possibilidade de nao haver a migracao para o digital nas medias e pequenas cidades brasileiras. Elas permanceriam com sinal analogico sine die. Entretanto, um problemas aparece neste plano: As operadoras de servicos telefonicos nao concordam com ele pois a interferencia com 4G e as transmissoes de TV Analogica so aumentariam em relacao as transmissoes de TV Digital. Assim, ainda nao temos um futuro muito claro. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário