quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

W3C: Expertos falam sobre os novos caminhos da WEB


Executivos da W3C falam sobre tendências web para os próximos anos
Palestrantes fizeram um panorama sobre como a rede pode ser mais bem utilizada em um futuro próximo

A conferência Web.br 2013 foi um exito. Para fechar a série de palestras sobre desenvolvimento, programação, privacidade e conectividade, três executivos brasileiros do consórcio W3C (assembleia de padronização de protocolos da open web) realizaram um keynote especial para comentar sobre as tendências que a rede seguirá no decorrer dos próximos anos.

O responsável por abrir o debate foi o especialista Reinaldo Ferraz, que trabalha há mais de 12 anos na área de desenvolvimento de aplicações para a web. O executivo recapitulou alguns pontos abordados na palestra Digital Publishing (saiba mais sobre ela neste link), afirmando que vai muito além do texto e possibilita a criação de conteúdos interativos muito mais interessantes para o usuário final.

Ferraz lembra ainda que o segmento de jornalismo foi um dos mais impactos com o advento das novas tecnologias. E é justamente para incentivar a produção de peças ainda mais criativas que a W3C se preocupa em criar ferramentas que melhorem a relação entre quem produz conteúdo e quem programa aplicativos, sites ou livros digitais.

Reinaldo fala sobre interatividade em publicações digitais (Fonte da imagem: Reprodução/NIC.br)


Usando dados de forma mais inteligente

Já a designer Yaso Córdova (atual developer relations da W3C Brasil) subiu ao palco para mostrar que “a web não serve apenas para criar sites, mas também para compartilhar experiências e informações. A executiva comentou sobre as maravilhosas possibilidades da coleta inteligente de dados e aplicação dos próprios para resolver problemas comuns em uma sociedade moderna.

Como exemplo, Córdova citou o Waze, famoso aplicativo de navegação via GPS que foi recentemente comprado pela Google. Usando informações de forma colaborativa e massificada, o serviço informa motoristas sobre as rotas com menos trânsito e dá dicas sobre como fugir de outros problemas variados na estrada – tudo em tempo real.

A palestrante também defendeu que os desenvolvedores se esforcem mais para usar todo o potencial da web para criar formas de entretenimento mais elaboradas. Graças a padronização oferecida pelo HTML5, por exemplo, fica muito mais fácil criar jogos divertidos e que sejam compatíveis com uma grande gama de dispositivos eletrônicos.

Executivos da W3C falam sobre tendências web para os próximos anos

Waze é um exemplo de coleta e distribuição inteligente de dados para resolver problemas da comunidade (Fonte da imagem: Divulgação/Waze)

A web não para de evoluir

E por falar em HTML5, a desenvolvedora fron-end Vanessa Tonini iniciou sua apresentação informando que a linguagem já é a terceira mais utilizada no mundo inteiro para criação de apps mobiles. Apreciando essa recepção positiva, a W3C constituiu uma série de grupos de estudo voltado para programadores interessados em criar para smartphones e tablets. Há, inclusive, pesquisas técnicas voltadas especialmente à análise de SOs móveis baseados em web (como o aclamado Firefox OS, lançado recentemente pela Mozilla).

A executiva afirma ainda que o HTML 5.1 já está sendo desenvolvido com foco em melhorias na acessibilidade, design responsivo e proteção de conteúdos (DRM). Sobre este último assunto, Tonini afirma: “Estudem o que o DRM realmente propõe. Muita gente está odiando o conceito só porque os seus amigos estão odiando também”.

Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo e o republiquei em https://www.hostinfo.com.br/web/w3c-expertos-falam-sobre-os-novos-caminhos-da-web

    ResponderExcluir